7 Sintomas que parecem ser câncer mas não são


Certamente não é um grande exagero dizer que o câncer assusta as pessoas mais do que outras doenças. As pessoas imaginam que uma doença oncológica é uma sentença de morte e a mídia piora ainda mais as coisas falando sobre o câncer o tempo todo. Hoje, muitas pessoas sofrem com o medo de contrair câncer e, muitas vezes, “diagnosticam” a si mesmas no segundo em que se sentem um pouco doentes.
Por estas razões separamos algumas razões confortantes sobre a doença mais aterrorizante do mundo. Nós não estamos tentando dizer que você deve ignorar os sintomas preocupantes e que você deve renunciar a uma visita ao médico, nós só queremos que você entre em pânico menos.

1) Se um cabelo está crescendo através de uma toupeira, provavelmente não é melanoma

Hoje em dia muitas pessoas têm medo de contrair câncer de pele. Em especial as que estão sempre muito expostos ao sol intenso Mas aqui estão algumas boas notícias: se um cabelo está crescendo através de uma toupeira, é mais provável que seja benigno. A coisa é, se um cabelo conseguiu crescer, a estrutura da pele não é alterada. Quando uma pessoa tem câncer de pele, os canais pelos quais o cabelo cresce não podem se formar.
No entanto, se o cabelo costumava crescer através da toupeira e agora isso não acontece, isso ainda não significa necessariamente que é câncer. Mas você ainda deve consultar um médico para ter certeza de que está tudo bem.


2) Tumores benignos permanecem benignos na maioria dos casos

Quase todos os tumores benignos nunca se tornam cancerosos - além de algumas raríssimas exceções, como, por exemplo, os pólipos do cólon (é melhor removê-los porque eles podem se transformar em câncer). E muitos tumores de mama, como fibroadenomas, quase nunca se transformam em câncer e nem cistos ovarianos ou miomas de útero.


3) A maioria dos tumores cancerosos não dói

Se por acaso você tenha algum inchaço doloroso na parte superior da pele ou abaixo dela, provavelmente não é câncer. Mas pode ser uma infecção perigosa que precisa de tratamento, então você deve definitivamente consultar um médico!


4) Sintomas que duram anos não são sinais de câncer

Se você está tossindo há anos ou teve dores de cabeça ou inchaço abdominal - não é câncer. Se tivesse sido um câncer, teria te matado há muito tempo. No entanto, pode ser uma doença diferente, menos perigosa (mas ainda grave), então consulte um médico de qualquer maneira.


5) Os sintomas que vêm derrepente e vão geralmente não são sinais de câncer

Se você tiver um incidente que apareceu de repente, como uma erupção cutânea e desapareceu uma semana depois, não é câncer. O câncer tem sintomas que só se tornam mais fortes com o tempo. A única exceção é o câncer de cólon - causa diarréia com sangue que pode ir e vir.


6) “O câncer está se tornando uma enfermidade mais jovem”. Mito!

Parece que há mais e mais pacientes jovens que são diagnosticados com câncer, mas isso não é verdade. Nos EUA, a idade média de uma pessoa que tem câncer é de 66 anos e as pessoas com menos de 20 anos têm apenas 1% de todos os cânceres. Pessoas com 55 anos ou mais têm o maior risco de desenvolver câncer - apenas 80% de todos os cânceres estão nessa faixa etária. É só que agora recebemos um pouco mais de informações sobre casos de câncer graças à mídia, mídia social e organizações sem fins lucrativos.


7) 30% a 50% dos cancros podem ser prevenidos

De acordo com informações fornecidas pela Organização Mundial de Saúde, 30% a 50% dos cânceres podem ser evitados simplesmente mudando o estilo de vida para um mais saudável. Veja uma série de recomendações sobre como se proteger do câncer:

>> Não fume.
>> Não deixe que outras pessoas fumem em sua casa ou no seu local de trabalho.
>> Controle seu peso.
>> Mova-se mais e evite um estilo de vida sedentário.
>> Coma mais alimentos integrais, frutas e legumes. Limite o consumo de alimentos altamente calóricos, bebidas doces, carne vermelha e alimentos que contenham muito sal.
>> Pare de beber álcool ou pelo menos limite-o.
>> Evite ficar exposto à luz UV.
>> Tente não entrar em contato com substâncias cancerígenas no trabalho e siga as instruções e regras de segurança da saúde.
>> Verifique os níveis de radiação em sua casa.
>> Vacine seus filhos.

Já conhece o Instagram do 1001Dúvidas? Siga nos por lá!


Postar um comentário

0 Comentários